Como nos outros carros a gente corta a mola, no fusca é diferente, todos sabem que o tipo de amortecimento de um fusca não é molas, e sim FEIXE DE MOLAS (Facão), certo?
Então vamos prosseguir:
Na dianteira do fusca a suspensão que usam pivôs, existem 2 conjuntos de 10 feixes cada, sendo 4 largos e 6 mais estreitos que ficam no tubo da suspensão. "Qual a função dos feixes?" Resposta: Primeiro é fazer o papel das molas e outra é segurar os braços da suspenção!!
A primeira função como "mola" é exercida pelos 10 feixes trabalhando em grupo, e a função de "segurar o braço da suspensão" é feita pelos 4 feixes mais largos. Aí que ta uma observação importante:
QUANDO FOR REBAIXAR UM FUSCA NUNCA RETIRE NENHUM FEIXE LARGO DA SUSPENSÃO!
Aí voce pergunta, PORQUE? Simples: Nos feixes largos existe uma cavidade onde voce prende o parafuso junto aos braços da suspensão.
Na imagem abaixo estão numerados os feixes de 1 á 10, lembrando que NÃO RETIRE OS FEIXES 4, 5, 6 E 7, são eles que seguram a suspensão.
Então vamos começar a arrancar os feixes:
Se retirarmos os feixes 1, 2 e 3 o carro abaixara cerca de 1 cm,
Se retirarmos os feixes 8, 9 e 10 o carro também abaixará só 1 cm mais ou menos
Se retirarmos os feixes 1, 2, 3, 8, 9 e 10 aí o carro abaixa de 2 á 3 cm.
Agora, se voce quiser rebaixar mais que isso, deve se repetir o mesmo processo no tubo inferior.
IMPORTANTE: Em alguns fuscas, a suspensão pode ter feixes médios. Cada feixe médio desse substitui os feixes 2 e 3 e os 8 e 9. Modelo mais comum em Variant.
Em caso de dúvidas leve a um profissional competente.
Abraços galera, até a proxima!
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